Por Yago, Hudson e Gustavo
Biografia
Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em Fuendetodos, Aragão, Espanha, no dia 30 de março de 1746.
Em 1749, a família comprou uma casa na cidade de Saragoça e alguns anos mais tarde mudou-se para lá. Aos 14 anos, entrou para a aprendizagem com o pintor Don José Luzán y Martinez. Como era costume na época, começou fazendo cópias de pinturas de vários mestres.
Aos dezessete anos, tentou por duas vezes entrar para a Academia de Belas Artes, sendo rejeitado em ambas as tentativas.
No final de 1771, inscreveu-se em concurso da Academia de Belas Artes de Parma, recebendo uma menção honrosa.
Enquanto esteve em Madrid, trabalhou para várias fábricas, fazendo desenhos para tapeçarias. São desse período os desenhos que ganharam fama, com reprodução de cenas folclóricas e de paisagens. Contudo, ele não era um artista interessado em paisagens e o fundo de suas obras mostra o pouco interesse que ele tinha por elas.
Goya se casou com Josefa Bayeu.
Depois de estabelecido em Madrid, começou a pintar retratos. No ano de 1780, entrou para a Academia de San Fernando. Em 1785, começou a receber encomendas da aristocracia, e tempos depois da morte de Carlos lll, foi nomeado Primeiro Pintor da Câmara do Rei.
Em 1972,contraiu uma doença seria e desconhecida, o deixando paralitico, cego e surdo, e assim passou a não ter mais o respeito da aristocracia.
Em 1824, Goya exilou-se em Bordéus, França, vindo a morrer quatro anos depois naquela cidade. Teve vinte filhos, mas não seguidores.
Obras
Saturno Devorando seus Filhos
Esse quadro retrata um gigante voraz com olhos abertos (Chronos), devorando o corpo de seu filho. É uma obra em que ele apresenta o terror e o canibalismo. A obra pertence a série Pinturas negras, na qual Goya fez 14 pinturas como decoração do muro de sua casa.
Procissão a San Isidro
Quando ficou doente, pintava dentro de sua casa. Uma procissão de desvalidos que acreditavam que a fé salvaria todas essas pessoas. O povo pedindo pela salvação de suas almas.
É uma
pintura de corte diferente de todas. As figuras retratadas são soberanas da
Espanha, mas não demonstram nobreza.
O rei robusto, de rosto vermelho, com
aparência de um suíno; e a rainha parece insipidamente distraída.
Um crítico assim descreveu o grupo: “Um
dono de mercearia e sua família, tendo acabado de ganhar o grande prêmio da
loteria.”
Los Caprichos
Los Caprichos é um a serie de 80 gravuras que representa uma sátira da sociedade espanhola do século 18. Essas gravuras influenciaram muitas gerações do romantismo francês. Los Caprichos carecem de uma estrutura organizada e coerente, mas possuem importantes núcleos temáticos. Os temas mais numerosos são: a superstição em torno às bruxas, que predominam a partir do Capricho 43 e que lhe serve para expressar dum modo tragicômico as suas ideias sobre o mal; a vida e o comportamento dos freires; a sátira erótica que relaciona à prostituição e o papel da celestina; e em menor número a sátira social dos casais desiguais, da educação das crianças, da Inquisição.
Goya criticou estes e outros males sem seguir uma ordem rigorosa. De forma radicalmente nova, mostrou uma visão materialista e desapaixonada, em contraste com a crítica social paternalista realizada no século XVIII, que encaminhava os seus esforços a reformar a conduta errônea do homem. Goya limitou-se a mostrar cenas tenebrosas aparentemente cotidianas concebidas nuns palcos estranhos e irreais.