Questionário

Por Júnior Fidelis, Maria Julia e Rebeca

Questão 1:

Leia o texto abaixo.
"A revolução romântica altera e subverte quase tudo o que era tido como consagrado no Classicismo. Assim, na proposta classicista, o valor básico é situado na própria obra. O artista apaga-se por trás de sua realização (...). O Romantismo não aceita essa concepção. Para ele, o peso não está mais no produto; o que lhe importa é o artista e a sua auto-expressão. A objetividade da obra como valor por si deixa de ser um elemento vital do fazer artístico. A criação (...) serve apenas de recurso, de via de comunicação para a mensagem interior do criador." (A. Rosenfeld - J. Guinsburg)
Em relação ao texto acima, é correto afirmar:
A) o Romantismo altera os padrões clássicos de Verdade e Beleza, mas o artista mantém sua posição de objetividade diante da obra.
B) na concepção romântica de arte, o mais importante é a subjetividade do criador e o seu modo de expressá-la na obra.
C) no Classicismo, o artista desaparece da obra como forma de melhor expressar o seu eu interior.
D) por não aceitar a concepção clássica, o Romantismo acaba enfatizando a obra em si mesma e isentando o artista de uma participação efetiva nela.
E) embora Classicismo e Romantismo discordem quanto à presença do artista na obra, a concepção de valor artístico, em ambos, permanece inalterada.

Questão 2:

Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II. Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

Questão 3:

São características do Romantismo, como movimento literário, nascido na Europa
A) culto à forma, sentimentalismo, busca da veracidade.
B) nacionalismo, presença do amor sensual, bucolismo.
C) conceptualismo, cultismo, uso de vocabulário erudito.
D) nacionalismo, culto do passado histórico, sentimentalismo, culto à natureza.
E) descritivismo, linguagem hermética, presença do amor platônico.

Questão 4:

Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica
A) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando, de forma homogênea, a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
B) repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
C) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
D) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
E) cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antigüidade Clássica, representada por suas ruínas.

Questão 5:

Leia atentamente o texto que segue.
Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
(Álvares de Azevedo)
Sobre o excerto, são feitas as seguintes afirmações:
I. o erotismo do eu-lírico é efetivamente realizado, o que se pode inferir da leitura do verso de número 9.
II. o eu-lírico sonha com a posse sexual da amada que lhe foge durante o sono, desprezando-o e fazendo-o arder em febre.
III. o amor, irrealizado, é uma das características da obra poética de Álvares de Azevedo, que evidencia em seus textos o medo da realização desse sentimento.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) Nenhuma.
x